Prevenção Estratégia de Longo Prazo
- Participação Comunitária
- Para estender a cobertura do programa para toda a comunidade através da sensibilização da comunidade. Isto, no entanto muitas vezes exige insumos intensivos.
- Para tornar o programa mais eficiente e rentável, com uma maior coordenação dos recursos, actividades e os esforços reunidos pela comunidade.
- Para tornar o programa mais eficaz, através de esforços conjuntos da comunidade para definir metas, objetivos e estratégias de ação.
- Para promover a equidade através da partilha de responsabilidade, e através da solidariedade em servir os mais necessitados e de maior risco.
- Para promover a auto-suficiência entre os membros da comunidade e aumentar a sua sensação de controle sobre sua própria saúde e do destino.
- Ao demonstrar preocupação: Comunidade e os organizadores do governo deve refletir a verdadeira preocupação pelo sofrimento humano, ou seja, a morbidade e mortalidade por dengue no país, as perdas econômicas para as famílias e do país, e como os benefícios do programa de ajuste para as necessidades do povo e expectativas.
- Iniciando o diálogo: Os organizadores de comunidades e líderes de opinião ou de outras pessoas-chave na estrutura de poder da comunidade, ou seja, grupos de mulheres, grupos de jovens e organizações cívicas, deve ser identificado. O diálogo deve ser realizado através de contatos pessoais, discussões em grupo e mostra de filmes. Interação deve gerar entendimento mútuo, a confiança, entusiasmo e motivação. A interação não deve ser um affair tempo, mas deve ser um diálogo contínuo para alcançar a sustentabilidade.
- Criando a propriedade da comunidade: Os organizadores devem usar idéias e participação da comunidade para iniciar o programa, os líderes da comunidade para assistir o programa, e recursos comunitários para financiar o programa. Controle de mosquitos, a agência de redução e parcerias com a comunidade deve ser forte, mas limita a fornecer orientação técnica e perícia.
- A educação em saúde (HE): A educação em saúde não deve basear-se em dizer às pessoas o fazer e não fazer através de uma vertical, de cima para baixo processo de comunicação. Em vez disso, a educação em saúde deve ser baseada em pesquisa formativa para identificar o que é importante para a comunidade e deve ser implementado em três níveis, ou seja, ao nível da comunidade, o nível de sistemas ea nível político.
- Ao nível individual, incentivar cada família a adotar medidas de saúde de rotina que irá ajudar no controle do DF e FHD, incluindo a redução na fonte e imple-mentação de medidas de protecção individual adequado.
- Ao nível da comunidade, organize "clean-up" campanhas de duas ou mais vezes por ano para controlar os habitats de larvas de vetores nas áreas públicas e privadas da comunidade. Alguns dos principais factores para o sucesso de tais campanhas incluem ampla publicidade através dos meios de massa, cartazes e panfletos, bom planejamento, avaliação pré-campanha de focos, a execução na comunidade, como prometido, e acompanhamentos. A participação dos serviços de saneamento municipais devem ser promovidos.
- Quando a participação a nível comunitário é difícil de arranjar por razões geográficas, demográficas ou ocupacionais, a participação pode ser feita por associações de voluntários e organizações. As pessoas nessas organizações podem interagir diariamente no trabalho ou nos contextos institucionais, ou se reúnem para fins especiais, ou seja, atividades religiosas, clubes cívicos, grupos de mulheres e escolas.
- Enfatize-escola com programas específicos para crianças e pais, para eliminar a reprodução do vetor em casa e na escola.
- Desafio e incentivar o sector privado a participar no embelezamento e melhoria sanitária da comunidade, como patrocinadores, enfatizando a redução da fonte de vetores da dengue.
- Combine participação da comunidade na prevenção e controle de dengue com outras prioridades de desenvolvimento da comunidade. Quando os serviços municipais (como a recolha de lixo, drenagem de águas residuais, abastecimento de água potável, etc) ou são inexistentes ou insuficientes, a comunidade e seus parceiros podem ser mobilizados para melhorar esses serviços, e ao mesmo tempo reduzir os habitats de larvas de Aedes vetores como parte de um esforço global no desenvolvimento da comunidade.
- Combine controle do vetor da dengue com o controle de todas as espécies de doenças estruturais e mosquitos do incômodo, assim como outros animais nocivos, para garantir maiores benefícios para a comunidade e consequentemente uma maior participação em campanhas de bairro.
- Arranjar novos incentivos para aqueles que participam de programas comunitários de controle da dengue. Por exemplo, uma competição de âmbito nacional pode ser promovido para identificar as comunidades mais limpo ou com os menores índices de larvas dentro de uma área urbana.
- A intersetorialidade Economias em desenvolvimento nos países do Sudeste Asiático Região reconheceram muitos problemas sociais, econômicos e ambientais que promovem a reprodução do mosquito. O problema da dengue, portanto, excede as capacidades dos ministérios da saúde. A prevenção eo controle da dengue exige uma estreita colaboração e parcerias entre a saúde e não da saúde (governamental e privado), as organizações não-governamentais (ONGs) e comunidades locais. Durante as epidemias que essa cooperação se torna ainda mais crítico, pois exige concentração de recursos de todos os grupos para verificar a propagação da doença. Cooperação intersetorial envolve pelo menos dois componentes:
- A partilha de recursos
- Ajustes de políticas entre os diferentes ministérios e setores não-governamentais.
- Modelo de Desenvolvimento: Modelo de desenvolvimento para controle da dengue através de uma abordagem a participação da comunidade deve ser iniciada no fim de definir as potenciais forças vivas das comunidades e estudar maneiras de persuadi-los a participar das atividades de controle de vetores. Fatores sociais, econômicos e culturais que promovam ou desencorajar a participação destes grupos devem ser intensamente estudada, a fim de ganhar mais participação da comunidade. Modelo de desenvolvimento centrada em crianças em idade escolar tem sido estudada em vários países e esta estratégia deve ser alterada e introduzidas em cada país.
- Mobilização Social: Advocacia reuniões devem ser realizadas para os decisores políticos para atingir o compromisso político para a massa de campanhas de limpeza e saneamento ambiental. Reuniões de coordenação intersectorial deve ser conduzida para explorar possíveis doadores de m \ ass antilarval campanhas de controle e medidas para ajudar a financiar o programa. Reorientação da formação dos profissionais de saúde devem ser realizados para melhorar a sua capacidade técnica e capacidade de supervisionar as atividades de prevenção e controle. A "FHD meses" devem ser identificadas duas vezes por ano, durante a pré-temporada de transmissão e durante o período de transmissão de pico.
- Educação em Saúde: A educação em saúde é muito importante para conseguir a participação da comunidade. É um processo de longo prazo para conseguir a mudança de comportamento humano e, portanto, deve ser realizada em uma base contínua. Mesmo que os países têm recursos limitados, a educação em saúde deve ser prioridade nas áreas endêmicas e em áreas de alto risco para dengue hemorrágica. A educação em saúde é realizado através dos diferentes canais de comunicação pessoal, atividades em grupo educacional e mídia de massa. A educação em saúde pode ser implementado por grupos de mulheres, professores, líderes comunitários formais e informais, e os trabalhadores de saúde. Esforços de educação em saúde devem ser intensificadas antes do período de transmissão da dengue como um dos componentes da mobilização social. Th \ e principais grupos-alvo são crianças em idade escolar e mulheres.
- Apoio legislativo: Apoio legislativo é essencial para o sucesso dos programas de controle da dengue. Todos os países da região têm legislação sobre controle de doenças epidêmicas, que autoriza agentes de saúde para tomar as medidas necessárias no âmbito da comunidade para o controle de epidemias. De forma contínua e sustentável, vários municípios se adaptaram a legislação para a prevenção de "mosquitos do incômodo", porém falta disposição específica relacionada à dengue e / ou Ae. controle de Aedes aegypti. Em nível nacional, todos os países são signatários do Regulamento Sanitário Internacional, que tem uma disposição específica para o controle de Ae. aegypti e outros vetores de doenças em torno do mar Internacional / aeroportos.
A participação comunitária (CP) foi definida "como um processo pelo qual indivíduos, famílias e comunidades são envolvidos no planejamento e condução das atividades de controle vetorial local, de modo a garantir que o programa atende as necessidades e prioridades locais das pessoas que vivem no comunidade, e promove a auto-suficiência no que diz respeito ao desenvolvimento. " Em suma, CP implica a criação de oportunidades que permitem que todos os membros da comunidade e da sociedade alargada a contribuir activamente para, influenciar o desenvolvimento ea partilha equitativa dos frutos dos benefícios auferidos. Objetivos da participação da comunidade na prevenção e controle da dengue:
- A legislação deveria ser um componente necessário de toda a Dengue / prevenção aegypti e programas de controle.
- Todos os decretos e resoluções existentes sobre dengue / aegypti prevenção e controle devem ser revisados, e sua eficácia avaliada em termos de mudanças estruturais, institucionais e administrativas. Também é importante acrescentar a dengue para a lista de doenças que exigem a notificação obrigatória em cada país.
- Regulamentos devem ser formuladas com base nos actuais códigos sanitários, uma estratégia que é mais necessária nos países que falta legislação sobre o assunto. Nos países onde as regulamentações sanitárias são da responsabilidade de outros órgãos do Ministério da Saúde (governos municipais), coordenada e uma linha de ação cooperativa com o ministério deve ser desenvolvida.
- A legislação deve incorporar as autoridades municipais das regiões afectadas como o elemento central para a implementação e execução. Se a legislação nacional é fraco ou ausente, os governos municipais podem considerar a adoção de regulamentações locais para Ae. controle de Aedes aegypti.
- A legislação deve contemplar a coordenação intersetorial entre os ministérios envolvidos no desenvolvimento nacional, a fim de evitar a aplicação isolada dos diferentes programas e as alterações ambientais nocivas que poderiam criar condições potencialmente perigosas a saúde pública. Ministérios devem ser aconselhados sobre as melhores formas de incentivar a prevenção de doenças.
- A legislação deve abranger todos os aspectos de saneamento ambiental, a fim de contribuir eficazmente para a prevenção de todas as transmissíveis diseases.aimed no desenvolvimento dos recursos humanos no âmbito institucional.
- Na elaboração da legislação, a componente social deve ser considerada. A legislação deve buscar apoio com base na justiça e justificação: os indivíduos ea comunidade devem estar convencidos de que a lei é boa e que se destina a proteger eles e suas famílias, e que o respeito é um dos componentes mais importantes para o controle da dengue.
- As leis devem contemplar o quadro jurídico existente administrativa no âmbito da administração pública nacional. Importância também deve ser colocado em normas.
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